Sustentabilidade

Responsabilidade Social

Ao longo de quase cinco décadas, a Araupel adotou medidas que desenvolveram Quedas do Iguaçu, gerando empregos, oportunidades e qualidade de vida.

Construção de mais de mil residências, disponibilizadas na década de 70 por meio de linhas de crédito – originando os bairros Lusitani, Formiga, Pindorama e parte do São Cristóvão.

Cedência de terreno e construção do prédio onde se localiza o 6° Batalhão da Polícia Militar (1985).

Negociação de parte de suas terras localizadas no perímetro urbano, favorecendo o crescimento da cidade com a construção de escolas, supermercado, lojas e escritórios.

Doação de terreno para a construção da extensão do Campus Universitário da UFPR em Quedas do Iguaçu.

Em 2015, com a inauguração da unidade Guarapuava, foi iniciado um novo ciclo de desenvolvimento. Foram criados 600 empregos diretos, com a Araupel se tornando uma das maiores empregadoras da região.

Com tudo isso, a empresa contribui com o desenvolvimento regional, fornecendo matéria-prima, insumos e energia para diversos setores da economia.

Responsabilidade Ambiental

ISO 9001:2015

É um componente estratégico que define requisitos para o sistema de gestão da qualidade. Padroniza operações e promove o monitoramento e a rastreabilidade dos processos – que, seguindo um modelo de hierarquia de níveis organizacionais, favorece uma maior integração entre todos os departamentos da empresa.

Em busca da melhoria contínua de seus serviços e produtos, a Araupel conquistou em 2016 o direito de uso desse selo de qualidade – que é aplicado em mais de 170 países e conta com mais de 1 milhão de empresas certificadas.  O escopo baseia-se na produção e comercialização de toras, madeira serrada em bruto, S4S, blocks, blanks, boards, molduras, painéis, componentes para portas, janelas, escadas, móveis e biomassa.

Forest Stewardship Council® – FSC®

A Araupel possui a certificação da Cadeia de Custódia (FSC-C128572) do Forest Stewardship Council® – FSC®. É um reconhecimento com grande importância no contexto mundial do setor de produtos florestais.

A certificação atende aos princípios do FSC, que dizem respeito à otimização dos recursos naturais de forma ambientalmente correta, socialmente justa e economicamente viável. Permite à empresa o uso do selo FSC em seu produto final, uma forma de orientar compradores e consumidores sobre a origem responsável da matéria-prima florestal, já que a certificação exige o rastreamento da madeira desde sua colheita até a comercialização do produto acabado. 

Documentos

Política de Compra de Madeira

Resumo Público da Avaliação de Risco Utilizada para Madeira Controlada.