Catálogo de Produtos

RPPN

Reserva Particular do Patrimônio Natural

A Araupel tem a tutela da Reserva Particular do Patrimônio Natural (RPPN) – Corredor do Iguaçu – uma das maiores reservas do bioma de mata atlântica da região sul do Brasil. Considerada Floresta de Alto Valor de Conservação, a empresa tomou a iniciativa de comprometer-se com a manutenção de uma das últimas faixas de contínuas da mata atlântica e desenvolve ações de proteção e manutenção da área de 5.151 hectares, terras  que servem como abrigo para a grande biodiversidade, flora e fauna ameaçadas ou em perigo de extinção, dados comprovados através dos trabalhos de inventário nativo e levantamento faunístico.

A RPPN traz benefícios socioambientais para a região desde sua criação, com a proteção de recursos hídricos que afluem aos reservatórios das usinas hidrelétricas de Salto Osório e Salto Santiago, o que previne o assoreamento e garante o potencial energético.

Além disso, a RPPN é responsável pela geração do ICMS ecológico para os municípios de Nova Laranjeiras e Rio Bonito do Iguaçu, um incentivo previsto em lei para a preservação ambiental.