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Araupel amplia fabricação de produtos de madeira e aumenta vendas para os Estados Unidos

quinta, 20 de abril de 2017

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A Araupel, fabricante de produtos de madeira, aumenta as exportações para os Estados Unidos na esteira da retomada gradual na construção de casas no país. Com duas fábricas no Paraná, a empresa destina 80% das vendas externas para o mercado americano, embarcando molduras, rodaforros, rodapés, guarnições, degraus e balaústres para escadas, além de componentes de madeira para a montagem de portas e janelas. Recentemente, um dos importadores no mercado americano fez encomenda extra de 20 contêineres por mês exclusivamente para atender a varejista Lowes, que tem cerca de 1,8 mil lojas de leste a oeste.

Há 15 meses, a Araupel inaugurou fábrica em Guarapuava (PR), que funciona em sinergia com a unidade de Quedas do Iguaçu (PR). O aumento de encomendas fez com que a empresa garantisse compradores para toda a produção ampliada. E as perspectivas são promissoras para o mercado americano. Na década passada, a crise no setor imobiliário afetou as exportações. O quadro é de reversão. Em 2016 foram construídas 1,17 milhão, quantidade igual a 2007. Neste ano, estão previstas 1,23 milhão de novas casas, conforme projeções do Dodge Construction Outlook.

– É um indicativo de aumento no consumo – afirma Norton Fabris, diretor de Operações da Araupel, que projeta exportações de US$ 70 milhões neste ano, acima dos US$ 57 milhões de 2016.

Há mais um dado promissor no mercado americano: aumenta a construção de residências unifamiliares. Esses modelos de casas utilizam mais produtos de madeira do que multifamiliares (prédios e condomínios). A projeção atualizada indica 872 mil novas unidades unifamiliares em 2017, o maior número em 10 anos.

Com a produção ampliada proporcionada pela nova fábrica, a participação da Araupel nas exportações brasileiras do segmento passou de 13,5% em 2015 para 15,5% no ano passado. Ao mesmo tempo, o market share no mercado americano de molduras de madeira subiu de 4,9% para 6,2% em igual período. Para este ano, a projeção é alcançar até 7% nos EUA. Entre fabricantes locais e estrangeiros, a empresa é a sexta marca que mais vende no país, conforme levantamento de 2015 para o segmento finger-jointed (madeira encaixada que forma peças longas e resistentes).

O mercado externo compra 98% do que a empresa fabrica. Além de EUA e Canadá, os demais destinos são países na Europa – Áustria, Bélgica, França e Suécia, entre outros – e na América Latina – Colômbia, Panamá, Peru e Guatemala.

– Temos nome consolidado no mercado externo e entregamos no prazo um produto de qualidade e com preço competitivo. Isso é fundamental para conquistarmos novos clientes – afirma Fabris.

Especializada em reflorestamento e beneficiamento de madeira, a Araupel foi constituída há 45 anos no sudoeste do Paraná. A fábrica em Guarapuava tem as máquinas e os equipamentos mais atualizados do mercado, instalados em linha de produção contínua, o que resulta em elevada produtividade. A matriz da empresa está em Porto Alegre (RS).